quinta-feira, 8 de maio de 2025

"A dependência do telemóvel" – Mário Silva (IA)

"A dependência do telemóvel"


Mário Silva (IA)


08Mai 3482bb4875a696163539fb9ecbb3a312_ms


A obra apresenta duas mulheres em trajes longos, com aparência inspirada no estilo “art nouveau”, cercadas por um ambiente ricamente decorado com padrões verticais e cores vibrantes.


Ambas seguram um telemóvel nas mãos, totalmente absortas nos seus ecrãs, alheias à presença uma da outra e ao espaço ao redor.


A composição contrasta a estética clássica e delicada com o elemento moderno do dispositivo digital, criando um efeito de estranhamento.


A iluminação e o padrão visual remetem a uma atmosfera quase mística, reforçando a sensação de isolamento interior causado pela atenção voltada exclusivamente ao telemóvel.


.


Vivemos ligados. A qualquer hora, em qualquer lugar, basta olhar em volta: há sempre alguém com os olhos colados ao ecrã.


O telemóvel, que surgiu como ferramenta útil para comunicação, evoluiu para algo mais — uma extensão do nosso corpo e mente.


.


Hoje, consultar notificações tornou-se reflexo.


As conversas presenciais perdem força frente às mensagens instantâneas.


Preferimos a validação dos “likes” à troca de olhares.


E, sem perceber, ficamos presos numa rotina de deslizar, rolar, clicar — repetidamente.


.


A dependência do telemóvel não é só um hábito.


É uma nova forma de estar no mundo.


Afeta a atenção, o sono, a produtividade e, sobretudo, os relacionamentos.


Quantas vezes escolhemos o ecrã em vez da pessoa ao nosso lado?


.


A pintura de Mário Silva capta isso com precisão: pessoas juntas fisicamente, mas distantes no essencial.


Um retrato estético e silencioso de uma realidade gritante.


.


Reconhecer essa dependência é o primeiro passo.


A tecnologia deve servir-nos e não dominar-nos.


Usar o telemóvel com intenção e consciência é o caminho para reencontrar o equilíbrio entre o mundo digital e o real — onde os sentidos e os afetos ainda têm lugar.


.


Texto & Pintura digital: ©MárioSilva


.


.

"A dependência do telemóvel" – Mário Silva (IA)

"A dependência do telemóvel"


Mário Silva (IA)


08Mai 3482bb4875a696163539fb9ecbb3a312_ms


A obra apresenta duas mulheres em trajes longos, com aparência inspirada no estilo “art nouveau”, cercadas por um ambiente ricamente decorado com padrões verticais e cores vibrantes.


Ambas seguram um telemóvel nas mãos, totalmente absortas nos seus ecrãs, alheias à presença uma da outra e ao espaço ao redor.


A composição contrasta a estética clássica e delicada com o elemento moderno do dispositivo digital, criando um efeito de estranhamento.


A iluminação e o padrão visual remetem a uma atmosfera quase mística, reforçando a sensação de isolamento interior causado pela atenção voltada exclusivamente ao telemóvel.


.


Vivemos ligados. A qualquer hora, em qualquer lugar, basta olhar em volta: há sempre alguém com os olhos colados ao ecrã.


O telemóvel, que surgiu como ferramenta útil para comunicação, evoluiu para algo mais — uma extensão do nosso corpo e mente.


.


Hoje, consultar notificações tornou-se reflexo.


As conversas presenciais perdem força frente às mensagens instantâneas.


Preferimos a validação dos “likes” à troca de olhares.


E, sem perceber, ficamos presos numa rotina de deslizar, rolar, clicar — repetidamente.


.


A dependência do telemóvel não é só um hábito.


É uma nova forma de estar no mundo.


Afeta a atenção, o sono, a produtividade e, sobretudo, os relacionamentos.


Quantas vezes escolhemos o ecrã em vez da pessoa ao nosso lado?


.


A pintura de Mário Silva capta isso com precisão: pessoas juntas fisicamente, mas distantes no essencial.


Um retrato estético e silencioso de uma realidade gritante.


.


Reconhecer essa dependência é o primeiro passo.


A tecnologia deve servir-nos e não dominar-nos.


Usar o telemóvel com intenção e consciência é o caminho para reencontrar o equilíbrio entre o mundo digital e o real — onde os sentidos e os afetos ainda têm lugar.


.


Texto & Pintura digital: ©MárioSilva


.


.

"Torre de menagem do Castelo de Chaves" - Mário Lino

  "Torre de menagem do Castelo de Chaves" Mário Lino A pintura apresenta uma bela interpretação pictórica do monumento mais embl...

Mensagens